Imagem capa - DICAS CASAMENTO - Como Organizar Evento sem Stress ? por Denis Silveira Fotografia
PLANEJAMENTO

DICAS CASAMENTO - Como Organizar Evento sem Stress ?


O primeiro passo talvez, seja definir o estilo dos noivos, qual o tipo de casamento agradará a ambos e ao bolso do casal. Se preferem algo mais reservado como um casamento simples somente no civil e um almoço em família, com os padrinhos. Ou algo mais elaborado com igreja, decoração, buffet, lembrancinhas e uma superfesta. E ainda tem os casamentos temáticos cada dia mais em alta.


        Uma das nossas dicas para noivas é partir daí é começar a organização, essa é a palavra-chave. Comece encontrando a certidão de nascimento, depois busque as informações para a realização da cerimônia no cartório da sua cidade e os documentos necessários. Caso haja acordo nupcial é preciso agendar no cartório com antecedência para correr os trâmites legais. Alguns casais também costumam pedir ao médico um check-up completo por questões de fator sanguíneo que podem prevenir doenças e especialmente se desejarem engravidar.


    Não se esqueça que o casamento já começa na organização da cerimônia, os noivos devem participar de maneira igualitária, ambos devem decidir juntos o que querem ou não para o grande dia, inclusive se o noivo não se sente confortável na participação e decisão do planejamento, ou se ele ficará responsável por áreas específicas, em que se sinta mais confortável. O diálogo é primordial para um casamento bem planejado e executado. Algo relativamente comum, é contar com a ajuda dos pais, tanto na organização quanto na ajuda financeira, então converse com eles.




      Quanto antes escolherem a data e o local da cerimônia melhor, pois há alguns lugares que são mais requisitados e agenda é sempre apertada. Definido o tipo de casamento desejado, deve-se criar a lista de convidados para ter a quantidade de pessoas e buscar um local que comporte a todos. Se a opção for um casamento em local aberto, é necessário ter um plano “b”, para o caso de uma mudança repentina no clima. A partir daí, comece a procurar o local ideal para a recepção dos convidados, ou um restaurante que ofereça espaço e serviço desejado pelo casal. E já comece a falar informalmente aos convidados sobre o casamento e a data para que todos possam se programar e não perder o seu grande dia.


   Neste momento é interessante, se houver a disponibilidade financeira contratar um assessor de casamentos, que tem experiência e tranquilidade para orientar e ajudar os noivos, mas caso não seja viável não se desespere é totalmente possível você mesmo organizar, contratar e ter uma celebração dos sonhos.


     Se optarem por lua-de-mel, pesquisem com muita antecedência sobre o destino e também a documentação e vacinas caso seja necessário, ao optarem por uma viagem ao exterior. Uma boa ideia é solicitar ajuda a um agente de viagens que tem todo o tipo de informações e dicas a respeito do destino, moeda local, cultura, a melhor época para adquirir os bilhetes aéreos e fazer a reserva em hotéis e passeios. Não se esqueça de deixar as malas prontas, com tudo preparado, uma semana antes da viagem, para que não correr o risco de esquecer algo importante, como kit de medicamentos, roupas e agasalhos se for o caso, acessórios, entre outros. 


Também é importante observar a validade do passaporte, e vistos caso seja necessário e trocar moedas com antecedência para não prejudicar sua viagem.


      Lembre-se o tempo passa rápido e os melhores profissionais estão sempre com a agenda cheia, portanto, é importante logo após a definição do tipo de casamento, começar a pesquisar qual tipo de serviço agrada aos noivos, serviço de buffet, jantar, petiscos, churrasco e já comece a cotar os valores com fornecedores, ir a degustações para ter certeza quanto aos sabores e a qualidade dos produtos utilizados, bem como pesquisar o bolo de casamento e doces, não se esqueça de observar se o buffet contratado oferece o serviço de garçons junto ou se deve contratar a parte.


    O mesmo vale para o fotografo e vídeo filmaker, DJ ou banda, decoradores e salão de beleza para o dia da noiva, reserve o quanto antes estes profissionais. Isso lhe dará tranquilidade e todos vocês já podem começar a trabalhar juntos para terem um dia inesquecível. Agende reuniões com todos os profissionais que contratou e fale sinceramente o que deseja, ouça também o conselho deles, afinal possuem experiência no ramo, eles podem ter boas sugestões.

Para o salão faça uma reserva de horário que lhe dê uma margem de horário de mais ou menos uma hora antes do horário de saída para a cerimônia, esse tempo será bem aproveitado para que o fotografo faça lindas fotos do making of e depois de pronta.




      Parta para a escolha dos convites, atualmente existem opções de gráficas on-line, com diversos modelos de papéis, impressões e quase sempre o cliente pode enviar algo único para ser personalizado. Para a entrega dos convites, o ideal é entrega-los com três ou quatro meses de antecedência, e peça para que confirmem presença, até um mês antes da cerimônia, para a otimização do buffet.


    Comece também a escolha das músicas para cerimônia, elas devem emocionar, ter algum significado para os noivos. Converse com os músicos ou DJ a respeito e defina as músicas da festa. Também é o momento de escolher os padrinhos, e de bom grado ir pessoalmente convidá-lo e saber se sentem desejam participar como as grandes testemunhas da celebração e também deixá-los à vontade em declinar o convite, afinal algumas pessoas não gostam ou não podem assumir um compromisso como esse no momento.


         Como dizem os grandes Blog de Noiva , com mais ou menos oito meses antes do grande dia é o grande momento para a mulher - a escolha do vestido de noiva! Primeiro defina se você deseja algo exclusivo para você ou não, caso opte por um exclusivo procure uma costureira especializado em noivas, é mais garantido. Ou então busque lojas de aluguel especializadas em noivas, você pode conseguir um modelo que ainda não foi feito e será a primeira a usá-lo. O mais importante é você se sentir linda e confortável com ele. Não se esqueça dos acessórios, lingerie e sapatos, para o dia dos seus sonhos, mas não deixe para usar o sapato somente no dia do casamento para não correr o risco de sofrer com bolhas e calos nos pés. É hora de escolher a roupa do noivo também, e se optarem por daminhas é melhor alugar ou encomendar a roupinha delas no mesmo ateliê que a noiva. Lembre-se de marcar provas para o vestido mensalmente, pois a mulher pode emagrecer ou engordar com toda a ansiedade do casamento. A última prova costuma ser dez dias antes da cerimônia.


      Com três meses, mais ou menos do casamento é bom procurar as novas alianças, pedir a gravação dos nomes e verificar se foram gravados corretamente, ou se terá alguma frase significativa para os noivos. Também é momento de decidir se haverá despedida de solteiro para os noivos, se será junto com a noiva ou separado e pedir ajuda para alguém, geralmente fica a cargo dos padrinhos e madrinhas a despedida de ambos. Mas lembre-se converse sinceramente com seu parceiro sobre a despedida, não será legal terem uma briga às vésperas do casamento por conta da despedida de solteiro de um ou de outro.




      É costume também a noiva realizar um chá de cozinha ou chá de lingerie, ou se ambos quiserem se divertir podem organizar um chá bar. Geralmente a responsabilidade da organização desse encontro fica com as madrinhas e padrinhos, você pode combinar com seu fotografo para ele registrar este momento de festa também.


      É importante decidir se a noiva irá alugar um carro para leva-la ou se irão com o carro próprio ou ainda, com algum parente. É o momento de fazerem a lista de presentes, uma opção muito interessante é utilizar a lista on-line de presentes, diversas lojas oferecem este serviço e você pode optar em retirar os presentes ou pegar o valor total em dinheiro dos presentes que ganharam.

Decida também se irão oferecer lembrancinhas aos convidados, ultimamente a moda é oferecer doce do tipo bem-casado como lembrancinha.


      Mais próximo da data é interessante conversar com o parceiro se irão passar a noite de núpcias em um hotel ou na nova casa de vocês. Caso fique definido irem para um hotel é preciso fazer a reserva com antecedência também, e pesquisem serviços especiais para noite de núpcias.


       Também marque o teste de cabelo e maquiagem no salão ou com o profissional que você contratou. Para o noivo é aconselhável que corte o cabelo uma semana antes do casamento, para acentuar o corte, sendo assim o penteado ficará melhor.


     Na semana do casamento lembre-se da depilação, caso a pele fique irritada faça com uns três ou quatro dias de antecedência, e lembre-se também da manicure e pedicura na véspera ou dois dias antes. Na véspera da cerimônia deixe o vestido, a lingerie, os sapatos, véu e acessórios separados tudo organizado para não gerar uma ansiedade extra. O noivo deve deixar as alianças separadas junto com a roupa que usará. Procure ter uma alimentação leve, sem exageros na alimentação e com bebidas alcoólicas, isso vale para o noivo e noiva. Uma boa dica é curtir o dia com seus pais ou com pessoas que são mais especiais para você, principalmente as que sempre estiveram ao seu lado lhes ajudando, lembre-se de agradecê-los. Procure dormir cedo e acordar quando o corpo despertar e se agendou o dia da noiva entregue-se a ele e aproveite.


     Lembre-se ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o atraso é algo muito deselegante, especialmente se o atraso for muito extenso, isso gerará a impressão de desrespeito com os convidados, principalmente com os idosos e crianças.


      Se vocês tiverem optado em alugar as roupas lembre-se de deixar alguém encarregado para fazer a entrega para vocês. E o mais importante, nada é perfeito, mas todos estarão trabalhando para que o melhor aconteça, entretanto, caso algum detalhe não saia do seu agrado não permita que esses pormenores estrague o dia mais importante da vida de vocês.


Quer saber mais dicas de Casamentos? acesse nosso post Planilha de Investimento para Casamentos para seu evento clique AQUI !.


DICAS CASAMENTO | DICAS NOIVAS | BLOG CASAMENTO




Vai Casar, e ainda não tem Fotógrafo ? Solicite seu orçamento Online Já,  CLIQUE AQUI:


Fotografia de Casamentos em São Paulo e todo Brasil

© Todos os direitos reservados | Copyright Denis Silveira Fotografia

Fotógrafo Casamento SP | Brasil

PLANEJAMENTO CASAMENTO | IDEIAS CASAMENTO  |  ORGANIZANDO CASAMENTO