Imagem capa - DICAS CASAMENTO - Como Escolher o Vestido de Noiva ? por Denis Silveira Fotografia
INSPIRAÇÕES

DICAS CASAMENTO - Como Escolher o Vestido de Noiva ?


Talvez esta seja uma das decisões mais delicadas e que geram mais ansiedade para a mulher, afinal a grande protagonista do casamento é a noiva! Essa dica casamento é valiosíssima pois o tempo ideal para escolher o vestido de noiva, é de uns seis meses antes da cerimônia, para não correr o risco de enjoar do modelo escolhido e o corpo não irá mudar tanto assim até o grande dia. Antes desse período é interessante você começar a salvar fotos de vestidos, sapatos e acessórios que mais chame sua atenção, muitas noivas costumam usar a rede social "Pinterest" para isso, salvar as ideias que serviram de inspiração para você na hora da escolha final.


    Pesquise muito, em revistas, sites especializados, vá a várias lojas e ateliês, até você sentir que é AQUELE vestido. Se seu orçamento permitir existem especialistas no assunto como consultora de moda ou designer de noivas que você pode contratar. Mas caso, não seja viável não se desespere, ouça a opinião das vendedoras ou consultoras de lojas especializadas, pois, elas possuem muita experiência e muitas vezes um vestido que você nem imagina é o que vai fazer você “brilhar”. Lembre-se também de não se deixar influenciar por sua mãe, amiga, madrinha ou ainda o que pode agradar mais o noivo, na sua decisão final sobre o vestido.


     Quando for em busca do vestido, é importante já saber o estilo do seu casamento, por exemplo, se seu casamento será no campo no período da manhã, um mega vestido rodado cheio de brilhos e bordados não irá combinar com a proposta do seu casamento. Outro detalhe importante para lhe deixar confortável e feliz com seu vestido é conhecer seu corpo e respeitar isso, afinal cada um tem um biotipo. Opte por um modelo que vá favorecer seu corpo, existem opções para todos os tipos, então escolha um que caia bem em você. Afinal você será a estrela do dia.











   Quando for as lojas ou ateliês, não se esqueça de levar um sutiã sem alças e um salto alto para a provar o vestido, de preferência leve um que tenha o salto com a mesma altura do sapato que você pretende usar no dia do casamento. Também se lembre de observar a cor, pois as lojas possuem luzes de cor branco frio, que favorece em deixar a cor do vestido “mais branco”, se puder saia a luz do sol para ver se a cor é mesmo o tom que você deseja. Também é de extrema importância, se movimentar com o vestido para ver se ele permite movimentos livres, se não é pesado demais, se é possível se sentar e ficar confortável, abaixar, levantar.... Às vezes o modelo escolhido é desconfortável e poderá prender seus movimentos. É válido também fotografar a prova do vestido para você se imaginar como estará no grande dia.


    As cores podem ser o tradicional branco, os off-whites, perolados, champanhe, rosados e para as mais ousadas vale vermelho, roxo, azul, e até mesmo preto. Sobre os modelos de vestidos, existem inúmeros como os mais fluidos, geralmente noivas que irão se casar ao ar livre optam por ele.  Por desejarem que tenham mais movimento dando a impressão que o vestido flutue junto com ela, geralmente o material usado são sedas e rendas, que são tecidos leves, belos, românticos e atemporais.


    Para vestidos mais estruturados, costuma-se usar tafetá. São vestidos com ar de princesa podem ter manga comprida, renda, apliques e saia volumosa. Noivas que sonham em ser casar como princesas da Disney geralmente optam por este modelo. O modelo com mangas longas é um clássico, pois é delicado e romântico, vale até mesmo para os casamentos no verão, obviamente que para o inverno ele é perfeito. Somente para as que vão se casar ao campo, ou seja, ao estilo mais rústico é preciso observar a quantidade de brilho e bordado para não ficar exagerado.





    Modelo sereia é mais moderno e segue a linha mais sensual, pois marca bem o corpo da mulher. Outro modelo mais moderno, é o corte reto ele segue a linha natural do corpo, porém não é justo, colado ao corpo como o modelo sereia. Outro clássico, que segue a linha romântico é o modelo imperial, que marca a cintura logo abaixo dos seios e depois o vestido cai graciosamente até a altura dos pés. Depois de decidido o modelo do vestido é hora de decidir se usará véu ou não, grinalda, buquê, acessórios, joias e o sapato.


    O buque é quase tão tradicional e importante quando o próprio vestido de noiva, existem diversas lendas sobre seu significado, algumas delas dizem que ele simboliza a vida, ou para que a união seja frutífera, algumas até para espantar o mau olhado, ou trazer boa sorte, algumas noivas na Europa costumam escolher o arranjo pelo significado das flores. Hoje em dia temos diversas opções de confecção de buquês, como, flores naturais, flores artificiais, de joias, bijuterias entre outros. Se casamento for durante o dia, pede um buquê menor, geralmente arredonda com flores do campo e botões de rosas. Já nos casamentos noturno, já é possível usar um maior e mais colorido e em outros formatos além do redondo, como a cascata, ou triângulo.




    Véu, usar ou não?! Uma curiosidade é o significado do véu, que é separar a mulher da vida de solteira para uma nova vida, a de casada. Existem inúmeros modelos de véus, tais como: o clássico uma peça única e lisa com variação de tamanho e material. Voilette é o véu estilo vintage, ou seja, mais antigo que cobre o rosto da noiva, pode ser presa na grinalda. E a mantilha é uma renda feita artesanalmente, por isso, ela é mais pesada do que o véu e fica próxima ao rosto dando o aspecto de moldura a face. Geralmente é presa com grampos ou pentes apropriados. É um tecido mais pesado e mais elaborado e menos armado do que o véu clássico.


    Os materiais dos véus variam, existem os tules, os de cetim branco, os de renda, os bordados e dos de brilho que possuem aplicações de pérolas, strass, miçangas entre outros. O importante é escolher um que combine com o estilo do seu casamento e com o formato do seu rosto. Também existem véus de tamanho curto, que vai até a altura dos ombros, geralmente usado em cerimônias durante o dia ao ar livre, assim como o de tamanho médio, que vai até a altura do cotovelo. Já o véu longo, é mais longo do que a cauda do vestido, e deve ser usado em cerimônias realizados em grandes templos e catedrais, no período noturno. Em todo caso, há as noivas que não querem se casar usando véu, neste caso, pode utilizar guirlandas de pequenas flores naturais ou artificiais, tiaras, o mercado atual oferece algumas bastantes modernas, ou ainda, fazer tranças com aplicação de fitas ou flores.


        


    Grinalda é o acessório que prende o véu ao cabelo da noiva. Atualmente existem muitas novidades como tiras, coroas, guirlandas, pentes, headbands, presilhas geralmente feitas de pedrarias, que é muito elegante e discreta. Casquetes, um item bastante discreto também usado bem rente à cabeça, um pouco lateralizado e com véu curto que cobre apenas o rosto. Há também as luvas, muito utilizadas com vestidos tomara-que-caia, sem falar nos brincos, colares, braceletes.... Portanto, é preciso ter um certo cuidado na escolha dos inúmeros acessórios, lembre-se sempre "menos é mais".





     Para a escolha do sapato de noiva, o mais importante é que ele seja confortável e lhe dê sustentação e estabilidade. É possível usar um sapato que você já possui que é confortável, mas não tem a cor do vestido. Neste caso invista na textura, ou seja, revestir o seu sapato. Você pode utilizar diversos tipos de materiais como seda, veludo, cetim e aplicações como flores, fitas, strass e pérolas, é só conseguir uma profissional para fazer essa transformação no sapato que você já tem, por exemplo. Mas se o sapato for novo, lembre-se de usá-lo antes para se habituar com ele e não correr o risco de ter bolhas nos pés no dia do casamento. A cor deve combinar com o vestido se for um casamento mais clássico, porém algumas noivas mais ousadas, optam em se casar com sapatos vermelhos, pink entre outras cores, isso envolve a personalidade de cada um e o estilo do casamento. O modelo pode ser aberto ou fechado, dependendo do modelo do vestido escolhido.


     Segundo a consultora de moda, Glória Coelho, "o mais importante do vestido de noiva é a noiva." Portanto, sinta-se uma diva poderosa, tenha uma atitude confiante e siga feliz rumo ao dia mais importante da sua vida.





Vai Casar, e ainda não tem Fotógrafo ? Solicite seu orçamento Online Já,  CLIQUE AQUI:

Fotografia de Casamentos em São Paulo e todo Brasil

© Todos os direitos reservados | Copyright Denis Silveira Fotografia

Fotógrafo Casamento SP | Brasil


DICAS CASAMENTO | DICAS NOIVAS | BLOG CASAMENTO

PLANEJAMENTO CASAMENTO | IDEIAS CASAMENTO  |  ORGANIZANDO CASAMENTO


Quer saber mais dicas de Casamentos? 

acesse nosso post Planilha de Investimento para Casamentos 

para seu evento clique AQUI !.

Crédits Photos: Denis Silveira Fotografia  www.denisfotografia.com 



Fotografia de Casamentos em São Paulo e todo Brasil

© Todos os direitos reservados | Copyright Denis Silveira Fotografia

Fotógrafo Casamento SP | Brasil