Imagem capa - DICAS CASAMENTO - Como fazer a Lista de Convidados ? por Denis Silveira Fotografia
PLANEJAMENTO

DICAS CASAMENTO - Como fazer a Lista de Convidados ?


   A lista de convidados envolve uma série de relações familiares e é preciso ter muita cautela no momento de fazê-la. É preciso respeitar os pais, os sogros, os laços familiares e de amizade que eles normalmente querem resgatar através de um evento importante como o casamento de um filho, mas também é preciso respeitar o espaço e a vontade dos noivos: qual o real desejo de vocês? Uma grande festa? Uma festa só para os mais íntimos? É no diálogo pacífico que essas questões devem ser resolvidas.


    Em um casamento todo financiado pelos pais, geralmente é delicado deixar os pais convidarem também os seus familiares e amigos, mesmo o casamento sendo dos filhos. No entanto, é preciso conversar com os pais nesse momento e pedir-lhes que não exagerem na quantidade de pessoas que vocês não conhecem, a fim de que não se torne uma festa sem sentido para vocês.


    Porém, hoje a maioria dos noivos bancam seus próprios casamentos, e mesmo assim enfrentam a dura batalha de se verem tomados pela dúvida na hora de realizar a lista de casamento, seja porque os pais ou sogros convidaram mais pessoas do que eles imaginavam, seja porque a própria lista que eles fizeram acabou sendo maior do que o planejado.




     É muito importante ser sensível com alguns convidados dos pais e sogros. Muitas vezes um convite feito a um primo ou tio distante, ou mesmo a um grande amigo deles, que você obviamente não conhece, é de extrema importância pra eles. Na maioria das vezes, é um momento de resgate de convivência familiar. Possivelmente essas pessoas nem irão ao casamento, por isso acho que é mais importante nessa hora pensar no quanto isso faz sentido e no quanto isso importa para eles, do que um número a mais na sua lista. A melhor decisão será tomada pelo seu coração.


     Acontecem também as famosas saias-justas: uma pessoa se auto-convida, e agora?  Você não quer (ou não pode) convidar aquela pessoa, mas ela ficou sabendo, e agora?  Isso é uma questão bastante delicada, pois determinadas pessoas são realmente sem noção, mas outras verdadeiramente gostam do casal e querem compartilhar desse momento com carinho e amor, apenas. Então, é preciso ser bastante cauteloso e cuidadoso na resposta.


     Para os que se auto-convidam, mas que não estavam em sua lista, a saída pela tangente é sempre a melhor solução: diga que agradece o carinho, mas que o casamento vai ser um momento intimista e que, infelizmente, nem todos que vocês gostariam de estar ao seu lado nesse momento estarão. Nesse momento, peça a compreensão da pessoa. Claro que alguns entenderão e outros não, mas mesmo assim deve-se tomar o máximo de cuidado pra não ferir sensibilidades. Isso vale também para aqueles que te pedem convites a mais (claro que, dependendo da situação, é necessário usar o bom senso e analisar caso a caso).


    Com relação aos namorados dos primos, acompanhantes dos amigos, etc, é preciso também sempre usar o bom senso, e colocar-se sempre no lugar da pessoa. E se fosse com você? Claro que vocês devem convidar quem realmente é importante para o casal (e se tiver espaço na lista), mas sejam sensatos e ponderados, a fim de não gerarem conflitos num momento tão especial.


    Lembre-se também que, ao convidar uma pessoa sozinha, sem acompanhante, amigos ou família, sempre enviar um convite a mais. Novamente, imagine se fosse você: ser convidado para um casamento sem conhecer ninguém é o mesmo que ser chamado para não ir. Dessa forma, para pessoas totalmente sozinhas, considere sempre dois convites para a festa.   Por via das dúvidas, o protocolo diz que a quebra geralmente é de 20% das pessoas do total da lista de convidados que não comparece à festa, e normalmente isso realmente acontece.



Vai Casar, e ainda não tem Fotógrafo ? Solicite seu orçamento Online Já,  CLIQUE AQUI:


Fotografia de Casamentos em São Paulo e todo Brasil

© Todos os direitos reservados | Copyright Denis Silveira Fotografia

Fotógrafo Casamento SP | Brasil



DICAS CASAMENTO | DICAS NOIVAS | BLOG CASAMENTO

PLANEJAMENTO CASAMENTO | IDEIAS CASAMENTO  |  ORGANIZANDO CASAMENTO